Crianças Especiais

11-05-2017 10:09

Ao longo dos anos, muitas crianças e famílias tenho tido o previlégio de conhecer. Muito tenho para dizer, mas hoje quero partilhar uma história.

"- Ele era o único menino pretinho da escola primária. Era simpático, mas falava ainda mal português. No recreio, todos se davam mais ou menos com ele, mas um dia, a estupidez colectiva- o medo colectivo- tomou conta do recreio. Um menino começou a chamar-lhe preto, outros se juntaram, e em breve tinha um círculo à volta dele. A humilhação foi horrível, ele não reagia, e estava no centro do círculo, a ser mal tratado por ser diferente. Uma menina assistia, sofria porque se sentia impotente, avaliou a situação e entendeu que não tinha forças físicas para combater aquilo, eles eram muitos. Não conseguia abrir a boca para dizer nada. Com lágrimas na cara, fez então a única coisa que conseguiu. Furou o cerco, e colocou-se ao lado dele, em silêncio. Sorriu-lhe, como quem fiz "estou aqui"- não tens nada de errado.Ele foi cuspido na cara e ela também foi.

Não falaram depois. Passado uns dias, ele veio dar-lhe uma caderneta, e disse "obrigado". Durante o resto do ano, no recreio, quando ele se sentia receoso de participar nas brincadeiras com os outros, olhava para ela, ela sorria-lhe e ele ia, e fez amigos. Os pais da menina receberam uma avaliação dela em casa, que dizia 0que ela era uma criança "muito sensível e espirituosa", ela não entendeu, nem se era bom ou mau. Muitos anos mais tarde entendeu, que era por chorar e rir com facilidade."

Muitos pais procuram saber se as suas crianças são especiais, e usam-se desde há anos nomes da "Nova Era" como crianças cristais, índigos, arco-íris e outras (enquanto houverem cores, nomenclaturas surgirão...). Alguns me têm procurado, sempre procurando que confirme que dons os filhos têem.

Como colocar isto... esses dons servem para quê de facto? Na prática, o que fazem estas crianças para fazerem do mundo um lugar melhor? Porque se os seus "dons" apenas servem para se afastarem da realidade, elas estão é doentes e precisam de ajuda, podem ter o corpo intoxicado (muito há a dizer sobre este assunto) e isso limitar a sua forma de relacionamento com o mundo. Muitos casos há de crianças que após desintoxicarem o corpo, melhoram a sua relação com o mundo (refiro-me a alimentação e outros protocolos seguros e não invasivos).

Também podem estar a manifestar sintomas de uma dinâmica familiar doente, e aí, a terapia familiar e/ou constelações familiares podem mudar completamente o comportamento da criança.

Crianças especiais, no sentido de manifestarem dons, podem ser observadas por um olhar atento e com foco no coração por parte dos pais. Quando elas dizem ou fazem algo que comove e abre o coração, e que não tem a ver com "se portar bem", cumprir regras, ter aprendido o que é reforço positivo e negativo, com terem aprendido a seguir um protocolo sobre o deve ser feito em situação x ou y. Quando o seu acto, sai do coração, da alma, espontaneamente- aí, se pode realmente observar a essência de uma criança.

E o dom maior de todos do ser humano, de todos os tempos, AMAR, sempre.

A menina da história sou eu.

Ana Ferreira