Paz, precisa-se

17-04-2017 15:34

À medida que mais seres vão evoluindo na sua consciência, seria de esperar que o mundo ficasse um sítio melhor, mais pacífico. E muitas vezes não é o que assistimos. Talvez porque haja cada vez mais informação disponível, acessível, e mais pessoas se achem detentoras de mais conhecimento do que as outras, porque leram um livro, fizeram um curso determinado, aprenderam algo por experiência própria, e se sentem no dever de defenderem um mundo melhor, com base naquilo que acreditam. O problema, é que a maioria das guerras e das agressões advêm precisamente por as pessoas terem opiniões diferentes. Por acreditarem em coisas diferentes.

Tendo 40 anos, já me habituei mais ou menos quando chega um novo ditador ao poder, que através das suas crenças, apoiado por uma maioria do povo, provoca tanta dor por onde passa, excluindo uns, por vezes através da morte ou por piores condições de vida, e beneficiando outros.

O que me choca, é observar pelos comentários, muitos deles públicos de algumas pessoas, que se estivessem no poder, seriam facilmente igualmente ditadores, como aqueles que criticam. Isso, já me perturba um pouco, e me faz lembrar que é importante, necessário, continuar a reforçar uma ideologia de paz nas mentes e corações das pessoas. Ver irmão contra irmão dói, divididos meramente por diferentes crenças, ambos certos que têm a razão absoluta do seu lado, e apoiados pela ciência. Ambos a se defenderem com o mesmo argumento. Guerras diárias por crenças e pontos de vista entre pessoas que no poder seriam mais autoritárias e radicais que os governos que temos conhecido desde o 25 de Abril. Isso já me choca. E é perigoso.

Educar para a paz é educar pelo Amor. Então, quando uma pessoa tem o direito de ser impositora face a outro? Quando acha que tem de se defender do outro. E ela achar que tem de se defender ou não, que o outro representa um perigo ou não, é uma crença a grande maioria das vezes.

Se estivesse no poder, e com poder para decidir a tua vida, alguém com crenças opostas às suas, gostaria que estas lhe fossem impostas? Ou de ser acusado e ofendido pelos outros por ser diferente?

Cuidado com a caça às bruxas defensores da Liberdade... se defendes a liberdade apenas daqueles que creem no mesmo em que tu...

Em paz, amor, tolerância,

Ana Ferreira

17 de Abril de 2017