Terapia Regressiva Integral

Por Paulo Raposo

Exerco profissionalmente Terapia Regressiva Integral desde 2010. Formei-me em Terapia Regressiva e Desenvolvimento Integral (TRDI) e fui assistente de formação e supervisor de alunos(as) no curso seguinte, no Instituto Almasoma. O termo "Integral", quer apenas dizer que esta plataforma de largo espectro, está orientada para o trabalho interior e a cura profunda, que vai muito além daquilo a que se designa por "regressão a vidas passadas", como poderá constatar já de seguida:

 

Em que consiste a Terapia Regressiva Integral?

A Terapia Regressiva Integral consiste no re-experenciar "vivências passadas”, que tanto podem reportar a qualquer momento-chave ou traumático do seu passado biográfico... ou a histórias de "vidas passadas", vivência e memórias do “período entre vidas”, ou noutras dimensões de consciência.

Assim, comigo sempre presente ao seu lado, de acordo com o Tema a que se propôs trabalhar e curar, ajudo-o(a) a  aceder  dentro  de  si  mesmo(a)  a essas  memórias passadas - visuais, corporais, auditivas, olfactivas, psíquicas, cinestesicas, extra-sensoriais -  através de técnicas de aprofundamento, de psicodrama e personificação, permitindo a libertação de cargas físicas e emocionais, e o acesso a uma consciência mais elevada. No final, promovemos a integração dos benefícios somáticos e psíquicos, e dos ganhos de consciência alcançados na sua vida diária, com algumas rotinas e procedimentos simples, mas essenciais.

 

O que pode ser trabalhado e intervencionado com Terapia Regressiva Integral?

A Terapia Regressiva Integral pode tratar várias memórias e sintomas de vivências traumáticas ocorridas num passado recente ou distante, em que aquilo que o(a) cliente experienciou no corpo, o que sentiu, o que entendeu, as conclusões e as energias que guardou, perduraram até hoje dentro de si, provocando destabilizações e condicionamentos, que influenciam negativamente o fluxo natural e o potencial da sua vida presente.

Com TRI, trabalhamos temas como:

» Ansiedade e fobias

» Stress

» Quadros depressivos

» Todo o tipo de traumas

» Sentimentos bloqueados / reprimidos

» Problemas de assertividade (impotência, perda de poder, apatia, susceptibilidade, etc.)

» Vícios

» Fases de transição (divórcio, solidão, paternidade, maternidade, perda, etc.)

» Sintomas físicos sem diagnóstico clínico conclusivo ou sem justificação

» Sensação de falta de sentido na vida

 

Quantas sessões de TRI são necessárias?

Vai depender sempre daquilo que o/ cliente traz consigo para trabalhar.

Para um tema específico é normal conseguirmos trabalhar, entre 1 a 3 sessões. Para problemas mais complexos, ou vários temas, serão necessários mais sessões, por vezes intercaladas com outro tipo de trabalho como reiki, cura cristalina, terapia de som, ou sessões de acompanhamento psicológico.

Como este tipo de trabalho é muito profundo e requer um justo período de integração na psique, no corpo e na vida do(a) cliente, as sessões acontecem num período de intervalo de 3 a 6 semanas.

 

Qual é o potencial curativo e transformador da TRI?

O potencial curativo e transformador específico da Terapia Regressiva Integral é imenso, pois trata-se de uma dinâmica de cura profunda, protagonizada pelo(a) próprio(a) paciente, numa ímpar caminhada de confronto, superação e libertação dentro de si mesmo(a) . O sucesso deste método deriva, em grande parte, do método de trabalho terapêutico direccionado para QUATRO metas principais, que convergem e se integram ao final de um processo terapêutico de 1 a 5 sessões:

- Penetrar no âmago dos bloqueios emocionais

- Dissolver dores, tensões e padrões compulsivos

- Transformar crenças limitadoras

- Integrar o trabalho terapêutico na vida diária

 

Para quem são contra-indicadas as sessões de Terapia Regressiva Integral?

Não realizo este tipo de sessões com pessoas que sofrem de distúrbios ou incapacidade psiquíatricas graves (bipolaridade acentuada, borderline, esquizofrenia, demência, etc.).

Não devem fazer estas sessões, mulheres que estão no período de gravidez, e pessoas em período de recuperação de operações ou traumatismos físicos.

 

            Duração:  Até 3 horas

            Valores da sessão:  70 euros